Projeto #JuntosPeloCinema prepara público para reabertura de salas no Brasil

0

Pela primeira vez no mercado brasileiro, exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria estão envolvidos em um projeto único com o intuito de preparar e implementar a retomada do cinema no Brasil, num movimento chamado  #JuntosPeloCinema. É uma ação inédita que, respeitando a individualidade de cada empresa e mantendo a livre concorrência, busca ações para manter acesa a magia do cinema. Colaborando desde final de março, o grupo de profissionais voluntários envolvidos no projeto tem como meta retomar o diálogo entre a experiência da sala de cinema e o público, de agora até o momento de reabertura das salas pelas autoridades, respeitando os protocolos aplicáveis de segurança e bem-estar já determinados ou em elaboração pelos governos locais.

Um dos grandes passatempos tirados do público pela quarentena causada pelo novo coronavírus, o cinema começa seu processo de reabertura ao redor do mundo. Embora ainda não exista uma previsão clara para o retorno do setor no Brasil, diversas empresas ligadas à indústria se uniram para a criação do projeto #JuntosPeloCinema. Com mediação da Flix Media, empresa especializada na criação de peças publicitárias para o cinema, mais de 200 profissionais se uniram de forma voluntária em um movimento que visa reestabelecer a ligação do público com o cinema.

O projeto será dividido em três fases diferentes, com a primeira sendo a divulgação de um vídeo criado pela agência La Unión (assista no topo da página) e do lançamento do site oficial do #JuntosPeloCinema. Já na segunda etapa, que acontecerá pouco antes das autoridades liberarem a reabertura das salas, o movimento ajudará empresas do setor a terem acesso a materiais com as diretrizes estabelecidas pelos governos locais para que o processo de retomada do cinema seja feito da forma mais saudável possível.

Por fim, a terceira fase informará programações de filmes em cartaz, estreias e resolverá dúvidas do público quando as salas reabrirem. Além disso, a última etapa contará com o Festival De Volta para o Cinema, com idealização e curadoria de Érico Borgo em parceria com distribuidores e exibidores do cinema brasileiro. O festival levará, durante as duas primeiras semanas da reabertura, sucessos de crítica, público e diversos clássicos nacionais e internacionais para as salas, incentivando o retorno do espectador ao cinema.

“#Juntospelocinema. Um movimento de união de todo mercado, inédito, colaborativo e fundamental para garantir a volta da magia do cinema às nossas vidas, de maneira organizada e segura. Acreditamos na experiência irreplicável e transformadora que vivemos nos cinemas, nos unimos em torno disto.”

Adriana Cacace, diretora geral da Flix Media Latam

O cinema sempre fez parte da minha vida – e no âmbito profissional foi graças a essa paixão que consegui muito do que conquistei”, afirmou Borgo em um comunicado oficial emitido pela assessoria do projeto. “Fazer parte desse movimento único na história, o #JuntosPeloCinema, e auxiliar no retorno do público a essa experiência sem igual através do Festival De Volta Para o Cinema é uma honra que carregarei para sempre”.

Entre os estúdios, distribuidores, comunicadores e exibidores confirmados na divulgação do projeto estão TOMMO, Sony Pictures, Warner Bros., Universal Pictures, Paris Filmes, Paramount Pictures, Kinoplex, Cinemark, Cinépolis, AdoroCinema, Record TV, Globo, Bandeirantes, AXN, Buzzfeed, CanalBrasil, CanalLike, Cineclick, Cinepop, Elemídia, Eletromídia e diversas outras empresas ligadas à indústria.