Os colecionadores de mídia física começaram uma campanha pedindo que Chernobyl, premiada minissérie da HBO, seja lançada em Blu-ray no Brasil.

A campanha é encabeçada pelo Blog do Jotacê, mas conta até com o apoio da distribuidora Solutions 2 Go, que no Instagram pediu ao público que suba a tag #ChernobylNoBrasil para demonstrar que há interesse no lançamento. Além das redes sociais, há também uma petição online.

Um lançamento em mídia física de Chernobyl não é nenhum absurdo, visto que outros países já ganham versões em DVD e Blu-ray – inclusive em steelbook.

Ainda que o lançamento de mídia física seja uma batalha constante para os colecionadores, o público anda tendo vitórias frequentes com mais e mais edições sendo lançadas no mercado brasileiro. Dentre as minisséries da HBO, Watchmen – outro sucesso da emissora – recentemente foi lançada no mercado nacional em Blu-ray e DVD, repletos de extras.

Chernobyl mostra os sacrifícios de mulheres e homens para salvar a Europa de um desastre inimaginável e expõe o custo das mentiras. Filmada na Lituânia, a produção comoveu espectadores ao redor do mundo ao narrar os momentos antes e depois da tragédia, que liberou material radioativo pela Bielorrússia, Rússia e Ucrânia, chegando à Escandinávia e ao oeste da Europa.

A minissérie da HBO é protagonizada por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson. Harris interpreta Valery Legasov, um físico nuclear soviético. Ele foi um dos primeiros a compreender a dimensão do desastre. Skarsgård faz o papel do vice-primeiro-ministro soviético Boris Shcherbina, designado pelo Kremlin para liderar a comissão do governo em Chernobyl logo após o acidente. Watson interpreta Ulana Khomyuk, a física nuclear encarregada de descobrir as razões por trás da tragédia.

Chernobyl foi produzida pela Sister Pictures e pela The Mighty Mint, em uma coprodução da HBO e da Sky. Com criação e produção executiva de Craig Mazin (O Caçador e a Rainha do Gelo), e direção de Johan Renck(Breaking Bad). Carolyn Strauss (Game of Thrones) e Jane Featherstone (Broadchurch) são produtoras executivas. Johan Renck e Chris Fry (Humans) são coprodutores executivos, e Sanne Wohlenberg (Black Mirror) é a produtora.

Chernobyl está disponível na HBO e no HBO Go.