Considerada um exemplo no controle da contaminação do coronavírus, a Nova Zelândia começou um relaxamento gradual da quarentena nesta última quinta-feira (7). Com a curva de contaminação da doença em queda, o governo permitiu que a produção de filmes e séries fosse retomada no país, permitindo que Avatar 2 e O Senhor dos Anéis da Amazon reiniciem suas filmagens (via Deadline).

Os estúdios responsáveis precisarão seguir uma série de normas estipuladas pela Comissão de Filmes da Nova Zelândia e aprovadas pelo governo. Segundo a entidade, alguns filmes e séries já retomaram seus trabalhos “de maneira segura”. Annabelle Sheehan, presidente da Comissão, informou que diversos sindicatos ligados à indústria cinematográfica da Nova Zelândia trabalharam em conjunto para permitir a retomada dos trabalhos.

Zoe SaldanaSam WorthingtonSigourney WeaverStephen LangCCH PounderDileepRao e Joel David Moore estarão de volta ao elenco. Entre as novidades no elenco estão o ator neozelandês Cliff Curtis, de Fear the Walking Dead, que será Tonowari, o líder dos Metkayina, um clã dos arrecifes. Kate Winslet e Oona Chaplin também estão no elenco.

Avatar 2 foi adiado em um ano e tem estreia prevista para 17 de dezembro de 2021. Com isso, Avatar 3 também foi adiado para dezembro de 2023, Avatar 4 foi para 2025 e Avatar 5 chegará ao cinema em 2027.

Anteriormente foi divulgado que os filmes podem se chamar: Avatar: The Way of Water, Avatar: The Seed Bearer, Avatar: The Tulkun Rider e Avatar: The Quest for Eywa.