Veronica Roth começou a escrever a série Divergente pela perspectiva do personagem Four. Com o decorrer dos capítulos ela percebeu que não iria conseguir mostrar aos seus leitores a trama que inundava a sua imaginação.
Depois de alguns anos, Veronica retomou a obra e começou a reescrevê-la do ponto de vista de Beatrice Prior, deixando para trás alguns momentos importantes da construção do personagem Four.
“Ele entrou na historia como Quatro, o instrutor amigo, namorado e par de Tris” 

(L-R) SHAILENE WOODLEY and THEO JAMES star in DIVERGENT

Nesse livro você consegue encontrar os lados mais sensiveis e intimos de Four enquanto ele é apenas Tobias Eaton, um garoto timido e receoso por tudo o que faz, incontente com a vida e com sua facção, além de ter um medo absurso do patriarca da familia por sofrer agressões frequentemente.
Tobias sente muita falta da Mãe que morreu quando ele ainda era criança, antes de sua morte eles dividiam os medos e eram companheiros.
Quando o jovem Eaton completou 16 anos, igual a todos os outros jovens das facções, ele teve que encarar a cerimônia de escolha com apenas uma certeza sobre sua futura facção: Não quer ficar na abnegação e ser obrigado a conviver com os abusos do pai. No fim ele contradiz o seu teste de aptidão e decide se juntar à Audácia.
20f88988a6302ae5c85c653caeb0064b
Mudar de facção seria o começo de uma nova vida! Ele estava disposto a superar e esquecer os seus medos. Tanta garra e dedicação o fez ser o primeiro na turma de iniciandos, dando-o algumas vantagens como por exemplo escolher o seu própio emprego dentro da facção.
A partir de agora ele seria o Quatro.
Quatro” Foi o nome novo que ele recebeu de seu instrutor durante a iniciação devido os seus “Quatro Medos”.
Dois anos depois de sua iniciação, Quatro, recebeu uma turma nova de iniciandos e entre eles uma garota frágil e tímida, também transferida da Abnegação que lhe chamou atenção: Beatrice Prior, agora na audácia decidiu ser chamada apenas de Tris.

“De repente, eu a vejo. Não um rastro preto, como eu esperava, mas cinza, tombando em direção á rede. ouço o estalar da rede esticando ao redor dos suportes de metal, se deformando para aninhá-la. Por um instante, encaro, impressionado, as roupas familiares que ela veste. Depois estendo a mão para ela.” 


Quatro não sabia o que exatamente a garota tinha mas ela fazia a armadura criada na audácia ficar fraca. Olhar para ela o fazia lembrar de seu tempo de horror na abnegação.

Durante as dez semanas dos novos iniciandos um sentimento estranho começa a sugir em Quatro, ele não sabe se é amor mas se sente atraido por Tris:

“Demorou algum tempo para bolar um plano. Se ela fosse uma garota normal da Audácia e eu fosse um garoto normal da audácia, eu a chamaria para sair comigo, e nós dariamos uns amassos perto do abismo, e talvez eu exibisse o meu conhecimento sobre a sede da audacia”


E a partir de então a continuidade da série vem com os Livros Divergente, Insurgente e Convergente. No qual Quatro ajuda Tris a se encontrar e além de se desafiarem, desafiam poderes maiores que eles, juntos descobrem e quebram costumes que eram impostos durante 200 anos.
Considerações finais:Divergenteinsurgente e a primeira parte de Convergente já foram adaptados para o cinema, a segunda parte de convergente(Ascendentes) tem estreia prevista para 08 de Junho de 2017.
Onde comprar: Saraiva, Americanas e Cultura.