Em tempos em que a informação esta a um clique de distancia é muito fácil saber o que esta acontecendo em lugares que nunca pensamos em estar, e até mesmo lugares que nunca ouvimos falar. E assim também é com a música.

A industria musical quase sempre foi dominada pela America do Norte com músicas pop chicletes e hits esquecíveis. Pelo menos aqui no Brasil se alguém esta ouvindo música internacional a chance de ser um cantor ou banda americana é bem grande, não que isso seja ruim, pelo contrario, os Estados Unidos tem grandes nomes da música, mas felizmente nos dias de hoje estamos aprendendo a ouvir outras nações, ou melhor, outras músicas.

A cultura de um lugar é sempre bem representada na música, se você perguntar para um gringo qualquer que música faz ele lembrar do Brasil certamente as primeiras palavras que ele falará será Samba ou Funk. Não é?

Claro que o Brasil produz muito mais que Samba, mas na maior parte das vezes será este ritmo que, SIM, nos representará -como maioria- lá fora.

A verdade é que a música brasileira é única e seja o ritmo que for, se você estiver em qualquer lugar do mundo vai dizer: é do Brasil. E se tiver mais um ou dos brasileiros juntos a festa certamente vai começar; seja em coro cantando O que é, O que é? ou dançando com o ritmo de Barquinho.

Devemos ficar felizes quando nossa música é ouvida no mundo todo, que outro jeito melhor de conhecer a cultura de um povo se não ouvindo uma música? Um bom exemplo de pessoa que quer sim mostrar pro mundo que o Brasil não é só funk é Anitta que está decolando com uma carreira internacional, sem deixar pra trás suas raízes. Ela canta funk, mas também canta pop, e por onde ela passa deixa a marca: Brasil.

Você já deve ter ouvido falar por ai do K-Pop. Mas caso você tenha passado as férias em Marte eu explico. K-Pop é música coreana. E o som da Coreia do Sul esta ganhando força no mundo todo, inclusive está derrubando grandes nomes americanos em paradas de hits e premiações. Mas como isso? Pelo simples fato de que a Coreia do Sul também pode mostrar como é sua cultura através da música e quebrar estereótipos que temos do País deles.

E a música latina? As rádios estão diversificando cada vez mais sua programação com músicas do mundo todo, e a música latina, assim como o K-Pop, está ganhando cada vez mais evidencia. Vai me dizer que não ouviu Despacito por ai? E felizmente cantores grandes na industria estão se envolvendo cada vez mais com seus colegas de outros lugares do mundo e colaborando uns com os outros, fazendo com que a música se torne uma só língua, a música que une e que celebra a diversidade.

Apesar de só agora a diversidade na música estar ficando cada vez mais forte, sempre tivemos artistas que batalharam para representar suas origens em outros lugares do mundo. Vamos parar de ser preconceituosos e ouvir um pouco a música do vizinho, acredite, você vai se surpreender com os ritmos espalhados por ai. Como já dizia Shakira: I dare you!