Hoje na cultura pop uma das coisas mais populares são as séries para a TV ou Streaming, com certeza você tem uma ou mais séries favoritas em sua lista de coisas favoritas. As séries e seriados se tornaram tão populares que até o Brasil já está arriscando produzir com mais qualidade.

Nos Estados Unidos é super comum a produção de séries, eles são tão bons em produzir séries quanto nós somos em produzir novelas. Lá nos Estados Unidos existem grandes séries que são transmitidas em canais abertos, como por exemplo Arrow, The Flash, Supernatural, The 100 e muitas outras e há canais fechados especializados nisso, como a HBO, dona de Game of Thrones e Westworld.

Algo bem comum nos Estados Unidos são as sitcoms, uma abreviação para situation comedy ou comédia de situação em tradução livre, um bom exemplo de sitcom é The Big Bang Theory e Friends. Aqui no Brasil uma sitcom muito conhecida é o seriado Vai que Cola do Multshow.

vaiquecola

E você sabe qual a diferença entre série e seriado? Muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é! Tem diferença entre série e seriado sim. Se você ainda não sabe continue lendo e descubra se seu programa de tv favorito é uma série ou seriado.

Série

A principal característica de uma série é o gancho que ela tem com o próximo episódio a ser exibido, ou seja, a continuidade faz com que série se diferencie do seriado. A principal narrativa de uma série tem que ser contada de uma forma que ela se estenda entre todos os episódios e tenha seu fim revelado em um episódio final de temporada ou na temporada final.

Se você assistir por exemplo um episódio aleatório de How To Get Away With Murder você vai ficar perdido e sem entender a trama, isso porque ela precisa ser explicada de forma contínua. Claro que isso não impede da história ter outras pequenas histórias nos episódios individuais, como por exemplo The Good Wife, que apesar de em cada episódio ter uma pequena história de segundo plano que necessita só de um episódio para resolução tem também a narrativa principal que se estende entre as temporadas.

THE GOOD WIFE
Série ‘The Good Wife’

Tudo isso é conhecido como o famoso “gancho”, que é usado para prender quem assiste para o próximo episódio ou temporada.

Seriado

Um seriado pode ser classificado como uma narrativa que possa ser concluída em apenas um episódio. As histórias contadas em seriados são eventos que se resolvem rápido, mas isso não quer dizer que um seriado não possa ter uma trama principal que leva uma temporada toda para se resolver, mas isso não é o foco principal do seriado.

Você sabe que é um seriado quando aleatoriamente assiste um episódio do programa e não precisa ver outros episódios para entender completamente. Como por exemplo CSI, que em cada episódio temos um caso que não necessariamente se ligue ao episódio ou temporada seguinte ou anterior. Mas se você maratonar este seriado conhecerá a história dos personagens principais e notará que terá plots nos episódios que despertam sua curiosidade sobre os personagens, mesmo não sendo o foco principal.

melissa_and_joey-cancelled-abc-family
Seriado ‘Melissa and Joey’

Sitcoms são bons exemplos de seriado: The Big Bang Theory, Friends, Modern Family, Melissa and Joey entre outros.

Agora que você já sabe a diferença entre Série e Seriado compartilhe este post com seus amigos para que eles também saibam!