Um dos assuntos mais comentados desse fim de semana foi definitivamente o casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle.

A cerimônia aconteceu neste sábado (19) e reuniu 600 convidados – entre membros da realeza, amigos, familiares e celebridades – na capela de St. George. Um momento que ganhou destaque, no entanto, foi a performance da canção “Stand By Me” por um coral.

O hit de 1961 não foi a única música a ser tocada no casamento, mas provavelmente foi a mais significativa. A história explica: “Stand By Me”, uma música sobre o amor, é popular em casamentos, mas, para muitos, sua letra também traz uma mensagem política potente.

Quando a canção começou a estourar durante o movimento por direitos civis nos EUA, foi usada como um grito de solidariedade e luta pela comunidade negra.

Markle, que tem mãe negra e pai branco, teve sua raça esmiuçada pela mídia e pela própria família real durante todo o período pré-casamento. Sua inclusão à realeza é considerada como um marco bem significativo de transição. O coral, composto predominantemente por pessoas negras, parece ganhar ainda mais simbolismo tendo isso em vista.