Graças a uma campanha de marketing bastante criativa, mais uma vez a palavra sem sentido “Cloverfield” é uma das mais comentadas pelos fãs de suspense/terror. Isso é interessante, considerando que é, literalmente, uma palavra sem sentido – embora a palavra sem sentido imbuída de mistério, suspense e terror é de responsabilidade de ninguém menos que J. J. Abrams.

Mas o que Cloverfield realmente significa? De onde veio? A resposta depende de como você quer entender.

Há dois filmes da produtora Bad Root que levam este nome. O original found-footage Cloverfield – O Monstro, que estreou em 2008, após meses de especulação sobre o que o filme realmente viria a ser – considerando que o longa foi divulgado apenas com um trailer e data de lançamento sem conter o titulo -. Seis anos depois, temos Rua Cloverfield, 10, o que Abrams descreve como “conexão” para o primeiro filme.

A verdadeira origem do termo, no entanto, é bastante peculiar. Cloverfield é a saída da rodovia I-10 que conduz aos escritórios Bad Robot em Santa Monica. Esse nome deriva de uma Aeroporto no interior de Santa Monica: Clover Field.

Dentro do mundo do primeiro filme, Cloverfield é a designação dada pelo governo dos EUA para o ataque do monstro em Manhattan mostrado pelo personagem, Hudd. Então foi originalmente escolhido como o título do filme, e embora outros temporários foram sugeridos, em última análise, tornou-se o nome final por causa da familiaridade com ele J.J.

Para o segundo filme, Cloverfield é o endereço da casa onde o longa se passa. Mas que significa para J.J. Abrams Cloverfield?

Com estes dois filmes, o produtor-diretor estabeleceu a sua própria franquia, que não vincula suas histórias através de personagens e cenário, mas através do tom e características.

O que Rua Cloverfield, 10 não explica é se o mesmo monstro que atacou New York está no filme, embora referencias se conectam diretamente os acontecimentos do primeiro filme. Dito de outra forma, Cloverfield simplesmente é uma abreviação para “Se você gostou daquele filme, você vai gostar deste filme.”

No segundo longa, depois de um acidente de carro, uma jovem acorda no porão de um homem que diz ter salvo a sua vida de um ataque químico que deixou o mundo lá fora sem condições de ser habitado.

07 de Abril nos Cinemas!

John Goodman as Henry; Mary Elizabeth Winstead as Michelle in 10 CLOVERFIELD LANE; by Paramount
John Goodman as Henry; Mary Elizabeth Winstead as Michelle in 10 CLOVERFIELD LANE; by Paramount

rua cloverfield 10 2

Original: EW