Pra você que tem mil coisas para entregar na redação, e-mails para responder, pautas para criar, eventos para cobrir, matérias para finalizar, desejamos um feliz dia!

Um pouco sobre o dia de hoje: O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

E para celebrar o dia do Jornalista selecionamos 7 filmes que um jornalista tem que ver. São filmes para todos, aqueles que mostram a vida na redação, a vida corrida, bagunçada, investigativo…

E como bônus, adicionamos um documentário muito bom realizado nos bastidores de um dos maiores jornais do mundo, o The New York Times, que conta a rotina, as dificuldades e desafios de uma redação tão grande e importante. Esperamos que gostem 🙂

1. Todos Os Homens do Presidente

Em uma noite comum, no Edifício Watergate, luzes piscantes revelam quatro criminosos pegos no ato. Por causa dos acontecimentos daquela noite, naquele prédio, um presidente dos Estados Unidos acabou sendo levado para fora da Casa Branca. Dois repórteres de Washington, Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), agarraram a história e mantiveram-se agarrados a ela, desafiando dúvidas, negações e desencorajamentos.

2. Quase Famosos

Um fã ávido por rock’n’roll consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone, para acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos.

Porém, quanto mais ele vai se envolvendo com a banda, mais vai perdendo a objetividade de seu trabalho e logo estará fazendo parte do cenário rock dos anos 70.

3. Cidadão Kane

A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

4. O Jornal

Henry (Michael Keaton) trabalha como editor em um jornal de pequeno porte em Nova York, e mesmo sendo apaixonado pelo seu trabalho, esta cansado das longas horas de jornada diária e baixo salário. Para aumentar seu descontentamento, o jornal esta com problemas financeiros e começa a cortar gastos. Sua esposa também o incentiva a buscar um emprego melhor, reclamando do pouco tempo que ele passa com a família. Quando Henry recebe uma proposta para editar um jornal de grande expressão, onde ganharia mais dinheiro, trabalharia menos horas e teria mais respeito, ele fica tentado em aceitar. Mas uma história bombástica o confronta a tomar uma decisão.

5. A Primeira Página

Um consagrado e boêmio repórter investigativo decide se casar – e, por conseguinte, abandonar o Jornalismo – justamente quando as conseqüências tragicômicas da condenação à morte por enforcamento de um anarquista levam-no a vivenciar aquele que pode ser o maior furo de sua carreira. Assim sendo, ele se verá mergulhado numa torrente de eventos e personagens que o farão questionar o que é mesmo relevante para sua vida: a bonomia da vida marital ou a sujeira e a correria de sua profissão.

6. Spotlight – Segredos Revelados

O longa conta a verdadeira e fascinante história da investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer feita pelo jornal Boston Globe, que viria a abalar a cidade e causar uma crise em uma das instituições mais antigas e confiáveis do mundo. Quando o time de repórteres da tenaz equipe “Spotlight” mergulha nas alegações de abuso na Igreja Católica, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo.

7. O Diabo Veste Prada

Andrea “Andy” Sachs é uma aspirante a jornalista que sai da Universidade Northwestern. Apesar de achar ridícula a superficialidade da indústria da moda, ela consegue um emprego que “um milhão de garotas se matariam para ter”, ela se torna assistente pessoal júnior de Miranda Priestly, a editora-chefe da revista Runway.

Bonus: Primeira Página: Por Dentro do New York Times (Documentário completo).

Com acesso irrestrito à redação do New York Times, o filme discute o papel e os rumos do jornalismo.