Há algum tempo que as histórias sobre os gigantes vêm causando temor a muitos hebreus na trama da novela A Terra Prometida. A fama deste povo gigantesco não é a melhor entre o povo de Israel. Segundo o autor Renato Modesto, os gigantes de Canaã, chamados Anaquins, são habitantes do Monte Hebrom. São seres de força descomunal, violentos, perigosos e cruéis, mas o gigante que é retratado na novela é uma exceção. Talmal, vivido pelo ator Paulo Goulart Filho, é bondoso e bem-intencionado. Por conta disso, ele passou a ser maltratado pelos seus iguais e, depois de anos de sofrimento e humilhação, acabou fugindo para viver sozinho, como nômade. É assim que ele acaba cruzando o caminho dos hebreus e torna-se, com o tempo, um aliado do exército de Israel.

Logo na primeira aparição deste ser colossal, prevista para ir ao ar hoje, 16 de novembro, um grave acidente acontece no acampamento hebreu. O cavalo que leva Rune (Douglas Sampaio) e Livana (Letícia Medina) para a lua de mel se assusta com a presença do gigante Talmal e joga o casal no chão. O guerreiro Rune acaba sendo pisoteado e perde os movimentos das pernas. Diante deste trágico acontecimento, o povo de Israel ficará ainda mais temeroso com a presença dos gigantes Anaquins nas proximidades do acampamento hebreu de Gilgal. E é aí que a amizade entre um inocente guerreiro hebreu e uma temida criatura provará que as aparências enganam. Otniel (Leonardo Miggiorin) é capturado por Talmal e descobre que o gigante é um ser bondoso e amável.

Os gigantes Anaquins são criaturas descritas na bíblia como seres de aproximadamente três metros de altura que, como os outros cananeus, são considerados inimigos dos hebreus. A fama negativa destes seres colossais tem início durante a liderança de Moisés nos tempos da peregrinação de 40 anos pelo deserto. O profeta libertador envia doze espiões para o território de Canaã, entre eles Josué e Calebe. Esses espiões veem que Canaã é fértil e que produz frutas grandes e suculentas, mas também avistam os gigantes entre os guerreiros inimigos. Desde então a presença do povo Anaquim vem amedrontando a maioria dos hebreus e despertando o imaginário das crianças do acampamento.

O autor da novela, Renato Modesto, explica que sua intenção ao trazer este personagem para a trama é mostrar para o público a capacidade que temos de nos tornarmos pessoas melhores, “Quis incluir na trama um gigante bondoso para transmitir a mensagem de que todos possuem a liberdade e a capacidade de se aperfeiçoar, de se regenerar e praticar o bem. Acredito que a trama do gigante vai agradar a adultos e crianças”, afirmou o autor.

O ator Paulo Goulart Filho conta que chegou a se assustar com este novo desafio em sua carreira e revela que a construção do personagem partiu da própria concepção, “Não houve uma preparação específica, construí o personagem no meu imaginário e trabalhei com a intuição. Cada novo personagem é um novo desafio, é a primeira vez que faço um gigante, tudo que é novo assusta um pouco, mas ser ator é isso, trabalhar com os desafios”, explicou o ator que chega a passar um dia inteiro para filmar apenas uma cena, “A maior dificuldade é o tempo gasto nas filmagens, as vezes passamos um dia inteiro para gravar uma cena. É preciso trabalhar com a imaginação, as vezes tenho que fazer uma cena sozinho imaginando onde estão os outros atores, as dimensões corretas e a emoção certa para a cena”, disse Paulo Goulart Filho.

Para o ator Leonardo Miggiorin, que vive o guerreiro Otniel, as filmagens envolvendo o gigante foi um desafio a parte, “As gravações deram bastante trabalho, pois os efeitos são em parte digitais, mas, em outras partes, são efeitos artesanais, feitos pela equipe. O Paulo Goulart é um ótimo parceiro de cena, além de ser um ótimo ator, e isso facilitou tudo. Apesar de todo o trabalho o bom humor e a harmonia deram o tom das gravações. É um trabalho minucioso para toda a equipe. Foi preciso repetir muitas vezes cada parte do texto, pois são muitos ângulos para montar o quadro final no vídeo”, contou o ator que finalizou dizendo que a amizade entre Otniel e o gigante mostrará ao público que o caráter sempre estará acima das aparências, “Acredito que esta amizade entre Talmal e Otniel vai mostrar que mesmo as pessoas sendo diferentes nas aparências, o que importa mesmo é o caráter de cada um. Os dois personagens são muitos verdadeiros e sinceros, demonstram seus sentimentos de forma aberta, sem dissimular”.