Após 17 anos consecutivos sendo líder em indicação no evento mais importante da TV nos Estados Unidos a HBO viu seu reinado cair após a lista do Emmy 2018 ser liberada.

A liderança está agora com a Netflix, concorrente direta da HBO nos Estados Unidos e no mundo. A emissora responsável por Game of Thrones obteve 108 indicações, já a Netflix chegou a 112.

A Netflix investiu milhões em conteúdo para chegar onde chegou

De acordo com a Variety, a conquista da liderança pela Netflix apenas cinco anos depois de lançar sua primeira série original veio em função do investimento galopante de bilhões de dólares em conteúdo. O serviço de streaming teve um aumento de cerca de 20% em relação às 91 indicações de 2017 e mais do que o dobro de dois anos antes, quando teve 54 nomeações. A HBO, contudo, manteve seus números estáveis: foram apenas três a menos do que as 111 que conseguiu em 2017. Vale pontuar que o canal conseguiu o feito mesmo com a ausência de Veep, que conquistou 17 das indicações do último ano.

Leia mais: Indicados aos Emmy 2018

A Netflix conseguiu atingir este número de indicações com diversas séries indicadas em mais de 70% das categorias, já a HBO, a NBC e Hulu tiveram suas indicações concentradas em duas ou três séries. Game of ThronesThe Handmaid’s Tale foram indicadas em mais de 20 categorias, por exemplo. Já a série mais indicada da Netflix foi The Crown, com apenas 13 indicações.

Pouco conteúdo vs Muito conteúdo

A Netflix sempre deixou claro que sua meta é produzir muito conteúdo para diversos tipos de público, sendo assim é possível afirmar que suas produções não são grandiosas e determinadas, diferente da HBO que produz pouco, investe bilhões em uma única série e quer atingir apenas um público.

O diretor de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, destacou a presença da empresa na lista do Emmy: “Estamos particularmente entusiasmados em ver a amplitude de nossa programação celebrada com indicações espalhadas por 40 títulos que mostram nosso variado catálogo – comédias, dramas, filmes, minisséries, documentários, programas de variedade, etc“.

Entre os demais destaques entre os indicados, a NBC ficou com o terceiro lugar, com 78 nomeações. FX atingiu 50, CBS teve 34, ABC marcou 31 e Hulu fez 27.

A cerimônia de entrega vai acontecer no dia 17 de setembro e será transmitido ao vivo pela TNT no Brasil.