Em 2008 John Stevenson dirigiu Kung Fu Panda, o filme foi um tremendo sucesso e deu origem a boas sequência. Desde então, o diretor trabalhou em uma curta e após isso se afiliou como diretor ao projeto de Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim. Entre o lançamento de cada um desses longas foram 10 anos, algo que surpreende pela qualidade apresentada no filme de 2008 e ainda presente na produção de 2018.

A produção conta a história de Gnomeu e Julieta, personagens apresentados no filme que leva seus nomes em 2011, ambos são anões de jardim (e enfeites em geral) que ganham vida quando humanos não estão olhando.

A ideia, semelhante ao conceito de Toy Story, apesar de não ser original, é um chamariz que funciona de forma competente e atrai crianças. O conceito é rapidamente apresentado, não deixa dúvidas e não precisa de explicações estendidas, deixando espaço para o filme desenvolver a história sem que isso seja ignorado e sem que isso seja um empecilho no desenvolvimento da trama.

O longa conta a história do casal que se muda do campo para a cidade e se envolvem em um grande mistério, anões de Jardim estão desaparecendo sem explicação. Para solucionar o mistério, eles se aliam a Sherlock Gnomes, uma versão de jardim do famoso detetive.

Na versão original o nome dá protagonismo ao personagem de Sherlock, algo que vi como negativo, o personagem é apresentado como um canastrão, não diverte e nem de perto tem o carisma de Gnomeu ou Julieta, a versão brasileira toma liberdade e corrige isso com um título carismático e dando protagonismo a personagens que combinam melhor com a produção.

Apesar da falta de carisma de Sherlock, os demais personagens compensam em muito, as piadas e brincadeiras funcionam muito bem, talvez algumas passam batidas para o público adulto, mas devem se sustentar com o público alvo.

Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim não é um expoente em comédia ou originalidade, mas é divertido, carismático e deixa com vontade de ver mais, um filme leve e familiar que além de cativar pela história conta com uma bela animação.

Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim chega aos cinemas na nesta quinta, dia 31 de Maio!