Esta semana chega as telonas de todo mundo o filme “A Quinta Onda“, adaptação do livro de mesmo nome do autor Ricky Yancey. O filme é o mais aguardado do ano pelos fãs da saga, e foi o mais aguardado por nós este mês, já vimos, então hora do veredito final!

No novo filme A 5ª Onda, quatro ondas consecutivas de ataques cada vez mais mortais dizimaram boa parte do planeta Terra. Vivendo em um ambiente de medo e desconfiança, Cassie (Chloë Grace Moretz) está em uma corrida desesperada na tentativa de salvar seu irmão menor. Enquanto ela se prepara para a inevitável e letal quinta onda, Cassie se alia à um jovem rapaz que pode ser sua esperança final – se ao menos ela pudesse confiar nele.

Ah, é só mais uma adaptação juvenil de uma saga qualquer!

Espera. Sim, temos muitas sagas que foram adaptadas nos últimos anos, mas poucas conseguiram o feito de conquistar os fies leitores e fãs. Uma que cito por exemplo é: Maze Runner, ótima adaptação, se não melhor ate agora! Eu já adianto “A Quinta Onda” entra na lista de adaptações que deram certo e tem força pra continuar.

Mas nunca é fiel ao livro! 

Eu li o livro, e sim, fiquei decepcionado por não terem focado em certos pontos durante a trama, mas pensamos, é uma adaptação que tem que funcionar para o cinema. Uma das partes que senti falta no filme foi a forte relação de Cassie com o pai, por exemplo, no livro podemos conhecer bem o pai de Cassie e sentir o que ela sente no relacionamento de pai e filha. O filme conseguiu transmitir isso, mas não da mesma maneira que o livro. Outro fator importante são detalhes que no livro podem fazer todo sentido, mas no filme se descartado não fará falta. Quem leu sabe que a narrativa nos aprofunda a cada acontecimento como por exemplo a mulher que não parava de orar no campo para sobreviventes, no filme não temos, nem por isso deixou de ser bom.

E aquele drama adolescente amoroso?

A decepção de muitos em relação a adaptações gerais é que sempre tem a parte melodramática envolvida. Em “A Quinta Onda” temos um empasse entre os protagonistas jovens que são: Cassie, Ben e Evan (pelo menos é o que dizem). Mas, porque não ter? Ao invés de atrapalhar, a parte romântica é essencial para o desenrolar da trama (essa vai para os críticos de plantão) a mensagem do filme, do livro é: A esperança, a vida, a sobrevivência, a vontade de viver e o amor que não nos deixa desistir (I’m still breathing, I’m Alive).

E se o Evan não tivesse amado? Pensa nisso. O diretor J Blakeson soube trabalhar em cima disso e conseguiu equilibrar bem o amor na trama. Não deixando nem chato, nem muito evidente.

Poderíamos ter tido mais tempo de filme? Poderíamos. Porem seria um risco por se tratar de uma produção nova e que foi lançada com falta de confiança pela distribuidora. Chloë Grace Moretz interpreta Cassie a personagem que dá vida ao filme, a irmã que precisa salvar o irmão mais novo. A terra foi invadida por ETs (Outros), mas o foco não são eles, somos nós.

E o enredo se torna interessante ao mostrar os bastidores de uma invasão, em como as pessoas estão fazendo para sobreviver, tirando do foco os ataques e naves gigantes.

A Quinta Onda conseguiu me conquistar, e minha expectativa não foi por água abaixo, o filme foi bem desenvolvido, os atores bem escolhidos, e uma produção digna de ser vista no cinema. Tivemos muita informação para pouco mais de duas horas de filme, e espero realmente que a Sony continue investindo na sequencia do filme, porque ainda temos muito o que ver pela frente. Foi só o começo.

Considerações

Por pequenos detalhes o filme não foi 100% perfeito, mas conquistará os fãs que já leram e irá agradar ao publico que terá contato pela primeira vez com a trama. E não se esqueça de ver os créditos finais que ficaram bem legais!

O filme chega aos cinemas dia 21 de janeiro! Verifique a classificação indicativa.

  • Nilo Anjos

    Muito fraco! Uma colcha de retalhos!! Uma mistureba sem sentido. Terrível! !!!

  • Nilo Anjos

    Dar 4 estrelas pra um filme desses????? Quando o filme for realmente bom,vai ter que criar uma nova fila de estrelas! !!

    • Jhon Bowman

      Ainda bem que cada um pode ter uma opinião diferente sobre as coisas, eu expressei a minha, assim como vc expressou a sua do seu jeito!

      • Nilo Anjos

        Falou!