Depois do Lollapalooza, o Festival Coolritiba é a próxima oportunidade de ouvir muita música e prestar a devida homenagem a produção paranaense e nacional. O evento que está em sua segunda edição, contará com 15 atrações, mais de 20 artistas e acontecerá no dia 5 de maio, na Pedreira Paulo Leminski. Com o lema atitudes que mudam o mundo, o espaço não oferecerá apenas música, mas também muita arte, dança, moda e compromisso sustentável e social.

Natália Pequeno, 20 anos, acredita que festivais como o Coolritiba “foge do mais do mesmo”. Segundo a designer, festivais maiores como RIR e Lollapalozza estão cada vez mais trazendo artistas já consolidados, que teoricamente, se tem mais fácil acesso. “É importante ter mais eventos com cenas alternativas, independentes. Isso gera mais repercussão, e aproxima o público dos artistas”.

Palco Arnica

Inspirado no movimento cultural criado pela banda Trombone de Fruta (que também se apresenta no festival) o Palco Arnica oferece uma programação extremamente eclética, que acaba atraindo públicos dos mais distintos gostos e jeitos. Que é um dos objetivos do festival: utilizar a música e a arte como linguagem universal, que une pessoas em todo o mundo.

O palco que promete trazer revolução e criar novos conceitos musicais terá atrações como, Francisco, El Hombre, primeira banda independente a concorrer ao Grammy Latino na categoria de “Melhor Canção em Português”. Após show explosivo no Lollapalloza onde fez a galera cantar, pular e dançar sua próxima parada é o Coolritiba.

Outra atração com presença confirmada é a Dingo Bells, com mais de dez anos de estrada o grupo já se apresentou no Japão, Festival Brasil Day 2013, e abriu shows internacionais, como dos nova-iorquinos Television, do ex-Beatle Ringo Starr e do Maroon 5. No Coolritiba vai lançar o novo disco da banda, intitulado Todo Mundo Vai Mudar (Independente/Natura Musical).

Com muitos timbres sessentistas, quem também marcará presença no Festival Coolritiba é o power-trio de São Paulo capital, O Terno. Com estética autoral, mesclado originalidade e influencias, a banda já foi indicada aos 15 melhores do ano na revista Rolling Stone com seu disco que leva o nome da banda. Em abril de 2017, a canção ‘Ai, Ai Como Eu Me Iludo’ passou a fazer parte da trilha sonora de Malhação, novela da Rede Globo. O ano também teve lançamento do clipe ‘Não Espero Mais’, que ficou durante dois dias entre os vídeos mais vistos do YouTube Brasil – chegou a ficar em terceiro lugar – e ganhou o Prêmio Multishow na categoria ‘Melhor Direção’.

O rap nacional também estará presente no Palco Arnica com Rincon Sapiência, grande destaque na atual cena do rap nacional independente. O cantor começou sua carreira em 2000, e adquiriu sucesso em 2009 com o lançamento do single “Elegância”. Seu show é garantia de muita resistência e força, com ritmos que vão desde a capoeira até o blues, passando pelo coco e pela tropicália, até o afrobeat, sempre permeadas pela sua veia rock and roll.

A banda Brasiliense Scalene trará ao Coolritiba muito Stoner Rock & Rock Alternativo. Formada em 2009, a banda participou da segunda temporada do reality show musical Superstar, da Rede Globo, onde terminou como vice-campeã. A banda já foi vencedora do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa 2015/2016 com o álbum Éter.

E quem não podia faltar era uma das bandas curitibanas mais promissoras de cenário paranaense, a Trombone de Frutas. Considerada dona de um rock de muita personalidade pela Rolling Stone Brasil a banda que antes era acostumada a tocar em praças e quintais, criando eventos exclusivos, resolveu investir em seu próprio espaço artístico. Localizada no bairro Bigorrilho, em Curitiba, a Arnica Cultural é um empreendimento que reúne local para shows, projeções, feiras, uma produtora de áudio, além de estúdio para gravação e ensaio. Além de dar nome ao palco mais diversificado do festival.

E como o clima boêmio já faz parte do circuito cultural curitibano, os tradicionais bares da Trajano Reis e Vicente Machado não poderiam faltar. As clássicas calçadas serão trocadas pelo maior palco ao ar livre da América Latina, a Pedreira Paulo Leminski e a diversão promete ser proporcional ao tamanho do evento.

Serviço Festival Coolritiba

Com realização da Seven Entretenimento, patrocínio da Caixa Econômica Federal, cerveja oficial Budweiser, aplicativo de mobilidade oficial UBER, player oficial Spotify e rádio oficial Mundo Livre.

Data: 05 de maio de 2018
Local: Pedreira Paulo Leminski
Ingressos: a partir de R$120,00 (meia-entrada).

A meia-entrada é válida para estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores, doadores de sangue e portadores de necessidades especiais (PNE) e de câncer; Clientes Caixa Econômica Federal e Clube do assinante da Gazeta do Povo.

**Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Os ingressos poderão ser adquiridos através da Blueticket pelo portal www.blueticket.com.br ou nas lojas Multisom (shopping Palladium e shopping São José).