A Disney anunciou oficialmente ontem a aquisição das operações de cinema e de televisão do 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões, e com isso o portfólio de franquias e sucessos da Disney só aumentou, e muito.

No comunicado oficial, as empresas confirmam que o acordo inclui a Twentieth Century Fox FilmFox Searchlight PicturesFox 2000, os estúdios de TV, junto com os negócios internacionais de TV a cabo.

A FOX não vai mais existir?

Com a aquisição das operações de cinema da FOX por parte da Disney, a FOX vai continuar sendo estúdio e produzindo seus próprios filmes, a diferença é que quem vai controlar isso agora é a Disney, dizendo o que é ou não legal de ser produzido. Como por exemplo a MARVEL, que é um estúdio próprio, mas demanda ordens da Disney.

Isso também não quer dizer que a partir de agora os novos filmes produzidos com o selo da FOX vão ser ‘padrão Disney’, claro, os filmes vão sofrer adaptações para que se encaixem nos moldes Disney, mas a identidade dos filmes serão mantidas, assim como a PIXAR tem um, a MARVEL tem um e a LUCASFILM tem um.

Esta aquisição aumentou o poder da Disney quando tratado de mídia e produto, e como Grupo a Disney apenas adquiriu mais um ‘veiculo’ que será usado para uma nova fatia de público que talvez a Disney ainda não alcançasse.

Franquias

A Fox Film é responsável por muitas franquias de sucesso do cinema como Avatar, Alien e Kingsman. Pra ninguém ficar perdido fizemos uma lista com os principais títulos que agora estão sob demanda da Disney.

AVATAR

O filme com maior bilheteria mundial da história agora é da Disney. Dirigido por James Cameron, Avatar revolucionou o cinema e apenas com um filme lançado até o momento se tornou nome de grande sucesso e certamente é a franquia que a Disney mais ficou animada ao adquirir a Fox Film.

KINGSMAN

Kingsman – Serviço Secreto sem dúvidas é uma das melhores adaptações de quadrinhos dos últimos anos e felizmente o primeiro filme surpreendeu e com isso a Fox logo lançou a sequencia, O Circulo Dourado. E com esta potencial franquia a Disney pode até construir um universo bem elaborado baseado nos espiões da Kingsman.

QUARTETO FANTÁSTICO, X-MEN e DEADPOOL

Sem dúvidas estes títulos foram os títulos que deixaram os fãs da MARVEL mais felizes. Agora a MARVEL finalmente vai poder utilizar os personagens destas franquias no Universo Cinematográfico da Marvel e desenvolver novos universos e até mesmo novas histórias para o cinema.

PLANETA DOS MACACOS

Planeta dos Macacos é umas das franquias da FOX mais consolidadas do cinema, e com a recente trilogia que foi muito bem sucedida nas telonas e nas criticas a Disney tem em mãos mais uma potencial história para explorar futuramente.

ALVIN, A ERA DO GELO E RIO

Embora a Disney/PIXAR dominem o quesito animação no Cinema, a FOX também produziu grandes sucessos de bilheteria e critica para o cinema, tais como, Alvin e os Esquilos que renderam mais de 1,3 bilhão só em bilheteria, A Era do Gelo que já foi indicado ao OSCAR e é uma das animações mais conhecida pelas crianças ao redor do mundo e RIO que também rendeu uma bilheteria gorda para o estúdio.

PERCY JACKSON

Ao contrario das citadas à cima, Percy Jackson foi uma tentativa muito falha da FOX ao tentar adaptar para o cinema uma série de livros que fizeram sucesso. Agora nas mãos da Disney o estúdio pode tentar reviver esta franquia, e quem sabe desta vez fazer com que de certo.

MAZE RUNNER

Maze Runner também é uma adaptação literária, mas que deu certo. A franquia já tem data marcada para chegar ao fim, janeiro de 2018, que é quando estreia o último filme de uma série de três. Mas quem sabe a Disney resolveu reviver a franquia muito em breve.

Vale lembrar que a As Cronicas de Narnia, já foi da Disney, passou pela FOX e agora está sob o guarda chuva da Sony Pictures. Se a raposa tivesse segurado um pouco mais este titulo a Disney finalmente poderia dar continuidade a uma franquia de grande potencial para o cinema que deu muito errado quando passou para os estúdios da FOX.

Estes são apenas alguns dos inúmeros títulos que são da FOX e agora estão sob controle da Disney. Fique ligado aqui no TOMMO para toda a cobertura desta enorme compra que certamente abalou Hollywood e vai causar ainda mais nos próximos anos.