Marvel's Captain America: Civil War Spider-Man/Peter Parker (Tom Holland) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

ALERTA DE SPOILERS!

Capitão América: Guerra Civil estreia dia 28 de Abril nas telonas dos cinemas brasileiros, mas nós já assistimos e pudemos conferir todos os acontecimentos dessa batalha épica entre os grandes heróis do universo cinematográfico da Marvel. Nós da redação, recebemos perguntas do público enquanto ao filme, selecionamos algumas que nos chamaram a atenção e iremos responder a vocês que AMAM SPOILERS!

Alguém morre em Capitão América: Guerra Civil?

Sim, existe uma morte. Mas não é a morte de nenhum Vingador e sim de Peggy Carter (Hayley Atwell), como já havia sido mostrado nos trailers, existe o enterro da antiga ´´Agente Carter´´ e Steve Rogers (Chris Evans) sendo um dos homens que estão carregando seu caixão com a bandeira britânica estendida sobre ele. Apesar de nenhum Vingador morrer, a cena em que o Máquina De Combate (Don Cheadle) é atingido, dá a ele graves consequências, com a queda um dos melhores amigos de Tony Stark (Robert John Downey, Jr.) sofre algumas lesões na coluna vertebral e acaba perdendo parte do movimento das pernas. O suposto ´´tiro´´ que acertou o peito da armadura do herói  partiu da joia do infinito na cabeça do herói Visão (Paul Bettany), que na realidade errou o alvo, que era o Falcão (Sam Wilson).

Existe cena pós-créditos, e o que acontece?

Existe uma cena pós-créditos, ela se passa em Wakanda, terra de origem do herói Pantera Negra (Chadwick Boseman).  Durante o longa Bucky Barnes (Sebastian Stan) é usado como arma pelo vilão Barão Zemo (Daniel Brühl). Vemos uma sequencia de palavras que é usada para se apossar das ações do Soldado Invernal, para que ele obedeça a quem repita tais palavras, na cena pós-créditos, o herói se encontra em um laboratório tecnologicamente avançado na terra natal de T’Challa, justamente para passar um período para que esse ´´comando´´ seja retirado da própria cabeça.  Junto a ele esta o próprio T´Challa, o prematuro regente de Wakanda e o melhor amigo, Steve Rogers. Os heróis claramente estão no país pois não querem ser encontrados pelo governo, pelo fato de não terem assinado o tratado de Sokovoia e alguns heróis como Capitão América e seu time terminarem o filme como foragidos. Para os que não sabem, nos quadrinhos, Wakanda é tida como uma nação muito avançada tecnologicamente e de difícil localização.

Como é a participação do Homem Aranha?

Cheguei ao cinema convencido de que o Homem Aranha iria aparecer muito pouco no filme, mas não é bem assim. O garoto do Queens é introduzido de forma completa durante uma conversa com Tony Stark, tudo é bem explicado no bate papo entre os dois e nas ações tomadas. É incrível como uma linha de diálogo curtíssima conseguiu introduzir um herói de maneira tão eficaz, dispensando qualquer história de origem, que futuramente poderia ser contada em Spider-Man: Homecoming. O amigo da vizinhança visto em Capitão América: Guerra Civil é o teioso mais ´´moleque´´ já visto nos cinemas. Podemos ver o herói em ação durante o embate principal entre  ´´Time Homem de Ferro´´ e ´´Time Capitão América´´, a cena do aeroporto vista nos trailers. Durante a cena podemos perceber o potencial do jovem herói e de como ele ainda é novo nisso, em alguns momentos serve até de alívio cômico durante a batalha.

Quem sai vitorioso? Time Capitão América o ou Time Homem de Ferro?

Para ser sincero, não existe um lado ganhador. Mas na parte final do longa, quando após o embate entre as equipes no aeroporto é finalizada, Tony Stark percebe que a imposição de um órgão regulamentador para os heróis foi um erro, pois grande parte dos integrantes que faziam parte do ´´Time Capitão América´´ estão presos em uma base marítima governamental. Somente Steve Rogers e o Soldado Invernal não foram pegos, os mesmo vão em busca do Barão Zemo, antagonista e personagem que serve de a amarração para toda trama.

Como funciona e é executada a cena do aeroporto vista nos trailers?

O embate representado na cena do aeroporto durante o longa é o momento ápice do filme. Nela os times do Capitão América e do Homem de Ferro fazem um embate épico, digno do título do filme. Toda a cena é muito bem trabalhada, assistindo é possível perceber o potencial de cada herói e os poderes que cada um tem. Todos os heróis que fazem parte da cena tem seu momento de protagonismo, o que leva a cena a ser muito bem dividida pelos irmãos Russo. Outro fator muito interessante é de que todos os heróis lutam contra todos os do time concorrente, não existem batalhas programadas, o que dá muito dinamismo ao confronto, não dá a impressão de que é algo sistemático.

Se você tem alguma pergunta que deseja saber sobre o filme antes do dia de sua estreia, 28 de Abril. Deixe aqui nos comentários para nossa redação, que analisará a pergunta e responderá se a questão for interessante!