Caça-Fantasmas (Ghostbusters) faz seu tão aguardado regresso, com um elenco de novos personagens hilariantes. Trinta anos após a popular franquia original ter se transformado em um fenômeno mundial, o diretor Paul Feig traz sua nova visão para a comédia sobrenatural, com a ajuda de alguns dos atores mais engraçados da atualidade – Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones e Chris Hemsworth. Este ano, eles estão aqui para salvar o mundo!

Mais de 30 anos depois da estreia do primeiro filme… mais de 25 anos depois que fantasmas foram presos nas telas pela última vez… a longa espera, finalmente, acabou. Caça-Fantasmas (Ghostbusters) está de volta aos cinemas, com uma nova equipe e novos personagens em uma nova aventura.

O novo filme começou com o diretor Paul Feig, que, como criador de Freaks and Geeks e diretor de Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids), As Bem-Armadas (The Heat) e A Espiã Que Sabia de Menos (Spy), possui um currículo impressionante na comédia com algumas das mais bem-sucedidas, inovadoras e memoráveis dos últimos anos. Dada a oportunidade de se fazer um reboot da franquia, foi Feig que viu uma maneira de adaptar uma de suas influências cômicas pessoais ao século 21. “Eu virei um grande fã quando Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters) foi lançado”, diz ele. “Eu assisti ao filme no fim de semana de lançamento nos cinemas e, sinceramente, eu nunca tinha visto uma comédia fazer o que esse filme fez com aquela plateia. As pessoas, e me incluo nessa, ficaram enlouquecidas, não só porque era engraçado. Era o elenco mais hilário – todos nós amamos Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson, então, vê-los juntos – esse supergrupo de caras engraçados – tornava aquilo ainda melhor. Mas o que realmente o fez se destacar foi o contexto de um mundo combatendo fantasmas com a tecnologia… essa é a melhor ideia do mundo. É uma dessas coisas que fazem você dizer: ‘Eu gostaria de ter tido essa ideia'”.

Naturalmente, a ideia para outro Ghostbusters – como uma sequência – já tinha sido explorada por um bom tempo. “Eu sempre quis fazer uma sequel”, afirma Ivan Reitman, que dirigiu e produziu os dois primeiros filmes emblemáticos da franquia e agora produz o novo filme com Amy Pascal. “É um daqueles filmes que a gente deve revisitar, e eu estava realmente esperando que, algum dia, eu pudesse fazer isso. Mas a menos que todos nós concordássemos acerca de algo, não iria ser feito. Conseguir que quatro pessoas – especialmente essas quatro pessoas – concordassem era meio que impossível. E aí, então, infelizmente, nós perdemos o Harold”.

Com a morte de Harold Ramis, em 2014, o estúdio e Reitman passaram a procurar um novo talento cômico para assumir a direção de um futuro filme. Foi quando Feig entrou em cena. “Eu sabia que eles vinham tentando fazer uma sequência por um longo tempo”, diz Feig. “Comecei a puxar nomes do fundo da minha cabeça. Pessoas engraçadas lutando contra o sobrenatural ainda é a melhor ideia que existe, e parecia que ainda havia tanto a explorar fora dos mundos dos dois primeiros filmes. Eu pensava: ‘Como eu faria isso?’ Bom, eu o faria com as quatro mulheres mais engraçadas que eu conheço. Isso me inspira, porque o torna algo novo.”

caca fantasmas - tommo01

“Paul estava determinado a fazer uma superprodução do cinema com mulheres, mas era difícil descobrir o filme certo, com o elenco certo – a química tinha que ser perfeita em todas as frentes”, acrescenta o produtor executivo Jessie Henderson, sócio de produção de Feig. “Nós testamos inicialmente essas águas com A Espiã Que Sabia de Menos (Spy), mas sua ideia para Caça-Fantasmas (Ghostbusters) era uma oportunidade de elevá-lo a um outro patamar em termos de efeitos especiais, efeitos visuais e elenco.”

Reitman também se empolgou com as oportunidades de comédia na ideia de Feig. “O que é realmente emocionante na versão do Paul é que não tem nada a ver com gênero”, diz ele. “É a amizade de quatro personagens em particular, enquanto elas fazem algo extraordinário”.

Com o estúdio e Reitman ao seu lado, Feig se uniu a Katie Dippold para coescrever o roteiro. “Havia apenas uma pessoa com quem eu queria escrever isso, e era a Katie”, afirma Feig acerca da sua corroteirista de Bem-Armadas (The Heat). “Eu já trabalhei com ela em outros projetos e sei que ela adora histórias de fantasmas. Ela adora filmes de terror. Foi um casamento ideal”.

“De início, passamos muito tempo falando sobre o que queríamos que o roteiro fosse”, afirma Dippold. “Houve tantos debates criativos diferentes – que elementos do original que queremos ver de novo? Qual deve ser a atmosfera? Depois, debatemos a história e os personagens. Ninguém queria fazer remakes dos personagens originais – Venkman será sempre Venkman. Então, criamos as nossas próprias quatro novas personagens”.

Caça-Fantasmas chega aos cinemas em 14 de Julho!