A Freira chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 05! Primeiro, vimos o filme numa sala cheia de freiras assustadoras que ficavam perambulando de um lado para o outro até o inicio do filme. O filme nem tinha começada e já estávamos fazendo o sinal da cruz.

A Freira faz parte do universo Invocação do Mal, e se passa antes de Invocação do Mal 1, 2 e Annabelle.

A personagem ficou muito famosa ao fazer “ponta” nos filmes deste universo, assim como a boneca Annabelle, e finalmente, a freira maligna ganhou seu próprio filme.

A Freira não é baseado em fatos reais, nem nas experiências vividas pelo casal Ed e Lorraine Warren. Porém, diz-se que  Valak, o demônio em torno do qual gira a história, consta no Grimório Goetia – A Chave Menor do Rei Salomão. O tal livro descreve 72 demônios, como invoca-los e tortura-los e sua autoria é atribuída ao rei bíblico, Salomão. Valak, o senhor das serpentes, é o demônio de número 62, comandante de 30 legiões de demônios. Isso não consta no enredo, mas circulam textos e vídeos na internet, especulando o assunto.

O filme revela como esta entidade apareceu em nosso mundo, a história se passa quase toda em um monastério que fica num bosque remoto da Romênia. Presa em um convento uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre assombrado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento em um campo de batalha.

O sangue de Jesus tem poder!

O longa tem uma narrativa, muitas vezes, previsível  e utiliza muito a tática jumpscare; em muitos momentos você sabe que vai sair algo do escuro e te assustar, você já se prepara, chega o momento e você se assusta mesmo assim.

O filme é curioso, e tem um tom investigativo que prende você a história. Não é o filme mais assustador da franquia e nem o melhor do gênero, mas visto em uma tela IMAX vai deixar até o mais “nem dá medo” com um friozinho na barriga. E você vai descobrir que a frase o sangue de Jesus tem poder nunca fez tanto sentido.

A Freira, quinta dia 06 nos cinemas de todo o Brasil!